Artísticos

 

Artísticos

Exposição 79>09 – 30 anos de artes visuais em Campinas e Ribeirão Preto. 

Tive o privilégio de fazer parte dessa importante exposição coletiva, junto de outros 47 artistas de Ribeirão Preto em um recorte de 30 anos de produção em artes visuais na cidade. Projeto realizado simultaneamente em Ribeirão Preto e Campinas foi uma iniciativa do Portal EPTV.com, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e realização da Direção Cultura e Ateliê Aberto Produções Contemporâneas. 79>09 selecionou e reuniu as obras e os artistas que marcaram e vêm marcando as três últimas décadas da produção artística nas duas cidades – em Ribeirão, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp), Nov/ Dez 2009. Muito orgulho em ter sido selecionada para figurar entre esse grupo.

 convite_exposicao_RP_79_09_ copy

Trabalho:
Fotografia, série de 3 fotos, “Sem título”.

 Juliana Cassab

Na mídia:
https://www.flickr.com/photos/atelieaberto/sets/72157622823774602/

http://www.viaeptv.com/epnoticia/ribeiraopreto/variedades/NOT,2,2,278035,7909+mostra+tres+decadas+de+arte+visual+em+Ribeirao+Preto.aspx


http://www.viaeptv.com/epnoticia/ribeiraopreto/variedades/NOT,2,2,277890,Especial+7909+faz+primeira+exposicao+em+Ribeirao+Preto.aspx


http://www.viaeptv.com/multimidia/GFOT,0,3,249,especial+79-09+obras+no+marp.aspx#6


Exposição 60 Anos Cine Foto Clube Ribeirão Preto – 2010

Participação como fotógrafa membro do Grupo Cinefotoclube Ribeirão Preto de Mostra Coletiva selecionada no Programa de Exposições da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto para a Semana da Fotografia. Exposição realizada no MARP Unidade Centro de Convenções Ribeirão Preto em agosto e setembro de 2010. 

 


Exposição “Paris”

Fotografia, 28 fotos – exposição realizada no Bistrô Flor de Sal em Ribeirão Preto, nos meses de outubro e novembro de 2009.

Convite

 Exposicao_Fotos_Paris


Trabalho “Olha Aqui”

Fotografia, 6 fotos da série – Abril e Maio de 2009, trabalho selecionado para Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto, realizado na Casa da Cultura de Ribeirão Preto.

Convite

 convite 2009

Fotos selecionadas:

serie olha aqui_Juliana Cassab_parcial

A instalação das fotos é feita de modo a pendurá-las no teto, a 2,30m do chão. Busca-se oferecer ao espectador a mesma visão/sensação que tive ao fazer as fotos. As fotos foram feitas em Nova York, onde a verticalidade e monumentalidade das construções e formas muitas vezes me obrigaram a capturar as imagens com a câmera totalmente apontada para cima. A sensação de pequenez que sentimos frente à cidade fica muito forte aqui.

Veja toda a série no link “Exposição Virtual”.


Trabalho “Mais Perto”

Fotografia, 10 fotos da série – Setembro de 2007, selecionado para a Mostra Coletiva da 10a Semana de Fotografia de Ribeirão Preto, realizada na Casa da Cultura de Ribeirão Preto.

Convite

 Convite Juliana Cassab

 Fotos Série 3

Mais_de_Perto_-_Serie_3


Trabalho “Faça-se a Luz”

Fotografia e caixa de luz – Junho de 2005, selecionado para a Mostra Coletiva dos Artistas de Ribeirão Preto, realizada na Casa da Cultura de Ribeirão Preto.

 Convite virtual

 convite-Juliana-Cassab

 Série
fosforos fosforos2 fosforos3


Trabalho Painel e Livreto “Elas em Contexto”

Painel temático desenvolvido para ocupar área interna da biblioteca da unidade SESC Ribeirão Preto em Novembro de 2005 em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

“Projeto Mês da Consciência Negra: Elas em Contexto
A temática é a mulher negra e o contexto de seu papel na eterna luta na história da afirmação do povo africano no Brasil, que aqui chegou, seqüestrado, tornado escravo. Primeiro, a busca da liberdade, depois, do direito de serem reconhecidos cidadãos, brasileiros. Painel desenvolvido para ser mostrado no mês de novembro, mês que busca conscientizar sobre essa trajetória, tanto de mulheres quanto de homens. Através de pesquisa, foram selecionados nomes de mulheres negras que tiveram ou tenham participação tocante nessa história – seja ela de ordem política, social, religiosa ou artística – do Brasil. Esses nomes se justapõem formando o perfil de uma mulher negra, que personifica cada uma delas. Esse perfil expressa orgulho e força. Essa força, inclusive visual, é tamanha, que ele – apesar de ser texto, ser também imagem – é “lido” antes mesmo da mensagem que está ao lado, à sua esquerda.
Lê-se “Nomes que contam histórias. Histórias de mulheres que fizeram e fazem de seu próprio nome, materialização de uma realidade de luta. Mulher negra. Mulher coragem. Mês da Consciência Negra: Elas em Contexto.”
Esse jogo de palavras tomam formas e objetivam intrigar o visitante, que é levado a questionar “Quem são/ ou foram essas mulheres? Que contexto é esse?”.
Em complementação a essa proposta visual, pendurado ao painel havia um livreto, que respondia à essa questão, onde se verifica a trajetória de cada uma daquelas mulheres, que estão ali, com seus nomes formando o emaranhado do perfil feminino.

Fecha-se assim um projeto que, além de cumprir seu papel de homenagear a Mulher Negra, se torna totalmente integrado a um ambiente de disseminação da cultura e da informação – a biblioteca – buscando encantar e mostrar que saber ler é ir muito além e que a palavra é tão importante, que muitas vezes se basta, e que através dela pode-se ver também e fazer imagem.”

 painel RGB

Livreto_ Vista Interna_ Vista Externa_ detalhe

 Veja aqui o livreto.

 


 

Livro do Artista – Tema “Minhas Mulheres” – Versão parcial.

Desenvolvido em disciplina de Especialização (Lato Sensu) em Arte e Criatividade, Modalidades de Criação – Universidade de Franca, em 2001.

Meu trabalho com o Livro do Artista enfoca meu desenvolvimento gráfico enquanto desenhista, desde criança até idade adulta.
A versão do livro aqui mostrada é parcial, trazendo apenas os desenhos e não o texto paralelo. As manchas de texto são apenas ilustrativas para que fique mantido layout de diagramação do trabalho.

Veja aqui.

Ou veja clicando abaixo a versão em flash do livro para folhear.

livro artista

Anúncios