Acadêmicos

Acadêmicos

» Planejamento de Marketing referente aos “Sistemas Minhocasa – uma proposta de destinação adequada para resíduos orgânicos “.
Apresentado como trabalho de conclusão de MBA em Marketing à FUNDACE – Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, FEA – USP – Ribeirão Preto, em 2009.

Aqui encontra-se disponível para download versão parcial do Planejamento de Marketing que desenvolvi para uma série de “produtos verdes” oferecidos em projeto ambiental chamado Minhocasa, que é analisado enquanto negócio na proposta do trabalho. São vistos os aspectos desse novo mercado, definidos e apontados onde estão os públicos-alvo, a situação interna e externa da empresa e estudados concorrentes. Baseado nessas informações são oferecidas estratégias e soluções para aplicação nos quatro Ps do Marketing – Promoção, Produto, Preço e Ponto – e apresentadas soluções orçamentárias viáveis para a aplicação dessas ações, projetando valores e definindo responsáveis por sua aplicação. Enfim, um simples e bom planejamento de Marketing como ensinam todos os Kotlers da área.

Quase na íntegra estão os capítulos iniciais, onde são apresentadas questões de já de domínio geral e pesquisas que apontaram dados do mercado verde e comportamento da sociedade e público consumidor. As questões de análises externas/ internas e as soluções apresentadas foram suprimidas. Apesar desses cortes, ofereço o trabalho para visualização por ter sido muito bem avaliado pela banca julgadora e por poder ainda assim, ter sua estrutura/base disponível para que sirva de referência aos colegas que forem desenvolver trabalho semelhante. Bibliografia, anexos e as informações disponíveis relativas ao mercado verde no Brasil e suas características também poderão colaborar com outras pesquisas sobre o assunto.

Veja aqui o trabalho.



» Monografia “O desenvolvimento histórico do estudo do desenho da criança”.
Apresentada como trabalho de conclusão de Especialização (Lato Sensu) em Arte e Criatividade, Modalidades de Criação à Universidade de Franca, em 2001.

Resumo
Entender como é vista e discutida a questão do desenho infantil é uma necessidade para o professor de arte e para todas as pessoas que tem responsabilidade e contato direto com crianças. A conceituação, a significação e a postura a se adotar ao interagir com a criança e sua produção gráfica são aspectos que somente começaram a serem estudados a partir do final do século XIX, e esta monografia tem como objetivo a realização de uma pesquisa histórica e a hierarquização do desenvolvimento desse estudo, descrevendo o caminho percorrido desde as primeiras pesquisas, até os dias de hoje. (…)

Veja aqui a monografia (arquivo PDF).


» Livro do Artista – Tema “Minhas Mulheres” – Versão parcial.
Desenvolvido em disciplina de Especialização (Lato Sensu) em Arte e Criatividade, Modalidades de Criação – Universidade de Franca, em 2001.

Meu trabalho com o Livro do Artista enfoca meu desenvolvimento gráfico enquanto desenhista, desde criança até idade adulta.
Com um tema recorrente, o desenho de pessoas, pode-se perceber o processo avançando ano a ano. O interesse em mostrar esse trabalho é que ele serve de justificativa para o tema da monografia desenvolvida na mesma especialização.
Os dois juntos aceleraram o processo de entendimento de mim mesma. A curiosidade em entender a linguagem do desenho, do meu desenho, me levou a concluir a especialização realizando o estudo a respeito do desenho infantil que pode-se ver acima. 
A versão do livro aqui mostrada é parcial, trazendo apenas os desenhos e não o texto paralelo, onde falo a respeito de pessoas presentes em minha vida e faço análises a respeito desses relacionamentos.
As manchas de texto são apenas ilustrativas para que fique mantido layout de diagramação do trabalho.

Veja aqui ou clique abaixo para folhear.

livro artista

 



» Apostila “Informática aplicada à Moda – Windows e CorelDRAW” – 2005
Desenvolvimento de material didático para aplicação em curso técnico de moda.
Veja aqui.

 


» Participação em projeto do Instituto de Biologia da UNICAMP, fazendo a programação visual do material educativo: “Jogo do Saber: o assunto é dengue”, distribuído gratuitamente no país como ferramenta educacional de combate à dengue – 2002.

dengue

Através de minha irmã Maria Erlinda e do Prof. Dr. Otávio Henrique Pavan, responsável pelo jogo, tomei contato com o projeto. Criado pelo Laboratório Interdisciplinar Pesquisa-Ação (Lipa), do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da Unicamp (IB), o Jogo do Saber é semelhante a um jogo de bingo, e traz 75 conceitos e definições sobre a epidemia. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade (Ipes), agentes comunitários, profissionais da área de saúde e recebendo o apoio da prefeitura de Campinas, foi criado para promover a educação da comunidade em saúde.

Veja mais em
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2007/ju376pag12.html