Informações, Dicas e Links

ATUALIZAÇÃO 2016 –  Esse texto foi escrito em 2013, antes da elevação do dólar e do aperto de cinto que foi dado nas remessas feitas pelas empresas estrangeiras para o Brasil. Infelizmente o custo do dólar inviabilizou o projeto, e existe a probabilidade quase total da encomenda ser taxada no mínimo em 60% do valor do produto + custo de frete. Uma pena, torço muito para que esse cenário se modifique. O brasileiro merece ter acesso a um produto fantástico desses.

Livros Pessoais – Encontrando a Blurb e os Livros Pessoais

Em 2012 busquei uma empresa para imprimir um livro de fotos do primeiro ano de minha filha. Em um primeiro momento, tentei com a Digipix. Baixei o programa deles e diagramei uma primeira versão do que seria o livro CoisasSódaJuju no software Ebook. Livro pronto, não conseguia de forma nenhuma finalizar o arquivo por um problema de incompatibilidade de fontes. Eu havia inserido alguns textos junto as fotos e o arquivo não finalizava para imprimir como estava. Pedi ajuda, não obtive. Desisti e fui pesquisar outras opções de empresas para fazer esse trabalho.
Encontrei a Blurb. Uma empresa americana que imprime e entrega livros no Brasil.
Remontei o livro inteiro no InDesign e já que tinha muito mais liberdade de edição, fui inserindo além das fotos, mais ilustrações e novos blocos de texto. Feito o fechamento do arquivo de miolo e capa em PDF e enviado para impressão, minha experiência com a Blurb foi fantástica. Produto excelente, atendimento eficiente e entrega correta.
Pesquisando mais sobre a empresa, vi que hoje é referência nesse mercado. Daí nasceu uma paixão: a ideia e o desejo pessoal atendido de eu ter um livro impresso, todo feito por mim em minhas mãos, como um projeto editorial profissional. Lindo! Perfeito! Com meu nome na capa e o meu assunto no miolo!


Entenda o que são livros pessoais

No conceito de livro chamado “Livro Pessoal”, através de um sistema chamado impressão-por-demanda-de-livros (print-on-demand books – POD), finalmente pode-se imprimir apenas uma, duas, ou três unidades de um livro, com uma qualidade e resultado excepcionais, a um preço possível.

Qualquer um pode fazê-los. Nos EUA já existe em um mercado amadurecido para a ideia desses “livros customizados”, em um conceito chamado “coffee table book”.

Coffee table book é uma denominação para definir um gênero de livros de arte, consumo, comportamento ou institucional, cuja vocação é ficar exposto para consulta, em vez de acomodado em estantes. Os livros não nascem mas tornam-se coffee table books a partir destas características: são grandes, ilustrados, com pouco texto e esteticamente atraentes – Chico Barbosa/Revista Contemporânea, Vol. 8, No 3 (2010).

Claro que em um país onde fatores como ser o maior mercado editorial do planeta e ter uma população onde o consumo situa-se em torno de 10 livros per capita – no Brasil isso gira em torno de 1,8 – a ideia dos livros pessoais é de fácil assimilação e possibilidade real. Há várias empresas que imprimem e mesmo profissionais que oferecem o serviço de “customs bookmakers”, justamente em função da possibilidade da entrega do livro por unidade. E pessoas comuns, que usando as ferramentas de diagramação simples oferecidas por essas empresas impressoras, criam elas mesmas e imprimem seus próprios livros. Eles falam de tudo: fotografia, viagem, culinária, histórias de família, poesia, contos, sobre que quiser, se faz. Eu fiz muitos sobre minha filha. Pesquisei a fundo esse conceito e esse trabalho. Me apaixonei pela ideia e trago aqui parte do que descobri para abrir caminhos para outros que queiram fazer seus próprios livros pessoais. Se tiver perguntas e eu puder ajudar, entre em contato, fico feliz em colaborar para ajudar a espalhar uma ideia tão linda.


Dicas s
obre os livros da Blurb:

A Blurb não entrega o conceito de Álbum, e sim de Livros. Dentro dessa proposta o produto é excelente, não ficando a dever a uma publicação de gráfica profissional, se o arquivo for corretamente preparado. Não são muitas as opções de formato e papéis. O fato de ser no exterior não foi problema. Inclusive entregam mais rápido e são melhores canal de atendimento que muita encadernadora brasileira. Como o produto entregue se enquadra na categoria LIVROS, não me foi cobrada em nenhuma das entregas feita até hoje nada além da taxa de remessa da Fedex. Normalmente passa direto na alfândega, mas meu último livro foi retido, demorou 8 dias a mais e tive que preencher um questionário chato para liberação. Mas ela aconteceu sem taxação, afinal era um livro pessoal.
( Hoje a Blurb não está escapando, infelizmente da taxação, 😦 )

A gramatura máxima em papel deles é 180g (mas parece menos), de um papel chamado Proline foto perolado, que me parece ser um couché com laminação fotográfica. Mas é bem fino mesmo se comparado com os fotolivros que se costuma-se oferecer como álbum por aqui. Mas acho o produto LINDO, a encadernação é superbem acabada (no modelo capa dura estampada, que prefiro sempre).

O produto mais próximo que eles oferecem de um álbum que é o seguinte:
CAPA 1 – Capa dura impressa, fosca, sem orelhas
Os livros com Capa Dura estampada são impressos em caráter profissional com as imagens na frente ou no verso da capa, resultando em um efeito suave e sofisticado. Possuem acabamento fosco e encadernação de livro resistentes. A impressão é feita na capa, contracapa e lombada. Não há orelhas nas capas.

PAPEL – ProLine foto perolado – 190 g/m²
Feito para uso em livros de fotografia de alta qualidade, este papel 190 g/m² possui um acabamento ligeiramente mais lustroso do que o papel Premium Brilhante, e é um pouco mais pesado do que outros papéis. Estão disponíveis para livros com até 240 páginas.

FORMATO Paisagem – 25×20 cm (fechado) – 50×20 cm (aberto). E o formato 20X25 é o de melhor custo-beneficio.

O livro/arquivo pode ser diagramado direto no InDesign e enviado em PDF, sem necessariamente TER que ser diagramado no programa prioritário deles, como que tem que ser nas encadernadoras/impressoras daqui. Eles também oferecem ferramentas mais simples de diagramação, que possibilitam que o leigo faça seu próprio trabalho com um pouco de estudo – o BookWright e o BookSmart, ambos com download feito diretamente no site deles – http://br.blurb.com/bookmaking-tools

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Alguns links interessantes:

Lá fora, esses ‘foto”- livros são superpopulares, e tanto o público final quanto profissionais imprimem seus materiais com fornecedores como a Blurb. Os preços são superatrativos, além das impressões serem lindas, e se você é uma mamãe que quer imprimir as 50.789 fotos de seu filho a um custo possível, num “álbum” lindão, vale muito a pena. As empresas impressoras oferecem softwares de diferentes níveis de dificuldade, para atender todos os públicos. E mesmo bases totalmente prontas, os chamados templates são oferecidos, (com custos diferenciados para uso pessoal ou profissional) onde num sistema de pegue e puxe pode-se ir inserindo as fotos sem muita dificuldade. Explore os sites e os encontre. Dessas referências só repasso alguns links, não comprei nenhum projeto pronto e não sei dar mais informações a respeito. Se alguém testar, volte para contar como foi.


Empresas impressoras de Livros Pessoais

www.blurb.com Todos os livros pessoais que criei imprimi com a Blurb, e minha experiência com eles é excelente. O site tem muitas informações e versão em português. Veja nesse link a livraria onde ficam expostos os livros feitos pelos clientes e entenda as possibilidades, mesmo que você não seja um expert da área – http://br.blurb.com/bookstore

http://coolmompicks.com/blog/2013/12/04/11-best-custom-photo-books/. Neste link vc encontra uma lista muito interessante de empresas americanas que imprimem livros pessoais também, com comentários. Eu imprimi todos meus livros pessoais com a Blurb, a primeira da lista, mas com certeza as outras tem propostas tão interessantes quanto a da Blurb.

www.shutterfly.com

http://www.snapfish.com/

http://www.artifactuprising.com

http://www.mypublisher.com/

Sites que vendem templates de livros/álbuns

http://graphicriver.net/category/print-templates/photo-albums

http://paisleepress.com/shop/

http://blog.hannamac.com/shop/

http://lifeasyouliveit.com/blog/life-as-you-live-it-design-shop


Inspirações

Desenhadores de Livros mundo afora

Conheça mundo afora o trabalho de alguns “Desenhadores de Livros” profissionais.

http://www.picturiapress.com/ “Picturia Press works with both personal and professional clients to create beautifully designed coffee-table, bookstore quality books and albums. We have designed well over 350 printed books, e-books and book covers for our clients. We specialize in custom-design work, image editing, and typography. Whatever your needs, we can help you to realize your vision of an elegant, professionally designed book.”

http://absolutelykareen.co.uk/portfolio/bookdesign.htm “A book can tell a thousand words with just pictures. I specialise in designing bespoke and personalised photobooks for individuals and organisations. They also make perfect gifts for loved ones. The finished product will be a professionally bound book. Hard cover or soft cover options are available. The possibilities are endless – here are just a few ideas”

http://www.alifeinprint.com/ “A Life in Print custom designs and produces high quality one-of-a-kind magazines, coffee table books, and a variety of other media that celebrate the life and accomplishments of an individual, a family, or an organization. Each of us has a story to tell, a life worth celebrating. At A Life in Print we will custom design your book to truly capture the essence that is uniquely you. Designed to your individual tastes and styles, A Life in Print draws from your photographs, memorabilia, clippings and other documents to create a unique and dynamic tribute to your life, or that of an organization.  The resulting product will deliver impressions for a lifetime.”

http://www.bthebookmaker.com “Specializing in award-nominated, custom-designed books, we interview each client and listen to the story they want to tell. Whether it’s the story of a family, a special event, a recent trip, a glamorous wedding, the birth of a child, a scrapbook, a corporate retirement gift, or a celebration of life, we will take your vision and turn your special moments in life into a breathtaking, professionally-printed, coffee-table book, that you can share with friends and family and enjoy for a lifetime.”


Aqui você encontra links para alguns livros pessoais feitos por outras pessoas mundo afora para se inspirar.

The Fairy Princess and The Frog Princeby por  kristen20031 Olha que projeto de livro maravilhoso de se ver! Quero um pra Júlia! Impossível não sorrir. http://www.blurb.com/books/907994?ce=blurb_ew&utm_source=widget

life with two girls por liz tamanaha Outro projeto de livro pessoal pra gente curtir. Poucas páginas, imagens perfeitas em contar a história das bebês, elementos gráficos lindamente aplicados na diagramação.  O trabalho ficou simples e maravilhoso! Simplesmente maravilhoso! http://www.blurb.com/books/1274988?ce=blurb_ew&utm_source=widget

Feona’s Alphabet Book-Hardcover by myahmcneill Vejam outra idéia pra gente curtir e se inspirar. Em minha opinião, a diagramação poderia ser mais leve, os elementos mais delicados, mas as fotos estão uma graça e o mote do livro de ABC para os nossos pequenos, com coisas dos nossos pequenos, é encantadora de se pensar em fazer. http://www.blurb.com/books/1262811?ce=blurb_ew&utm_source=widget

Sarah No Doubt por Stocktoa Mais um exemplo de um lindíssimo trabalho de outros desenhadores mundo afora. Dá vontade de desenhar em vez de fotografar… http://br.blurb.com/books/2973734?ce=blurb_ew&utm_source=widget

Pregnant At Grandma’s House After Her Death por Vberberian Uma amiga fotógrafa pediu referência de um ensaio diferente para ela desenvolver com a irmã que está grávida. Dividi com ela, e aqui com vocês esse livro. Um trabalho de fotografia tranformado em livro, muito lindo de uma fotógrafa inglesa – Vanessa Berberian, onde ela fez auto-retratos, grávida, na casa que pertencera a sua avó, falecida antes de saber da gravidez da neta. Pode parecer pesado associar vida e morte desse jeito, mas o trabalho ficou de uma delicadeza extrema e muito tocante. Por que as vezes, dá para ir mais fundo e tentar buscar no momento da pessoa fotografada um mote pra desenvolver um ensaio verdadeiramente pessoal. É isso que eu gostaria de fazer com meus projetos dos livros. No caso desse livro, o projeto gráfico poderia ter sido trabalhado de modo a valorizar mais as fotos, mas mesmo assim, temos uma bela história. Aqui, o site da fotógrafa –http://www.vanessaberberian.com/projects—grandmas-house http://www.vanessaberberian.com/projects—grandmas-house

book of audrey-isms by elizzylee Já citei acima um livro dessa autora antes – Liz Tamanah. O trabalho dela é muito, muito lindo! O livro da vez é esse para a gente ver e amar – onde ela registra o avanço do aprendizado da fala da filha de uma forma deliciosa de acompanhar e se encantar junto. AMEI! Vamos nos inspirar e fazer livros  ? http://www.blurb.com/books/1974534-book-of-audrey-isms


Livros Pessoais por Juliana Cassab

Conheça os projetos desenvolvidos por mim

Todos os 6 livros apresentados abaixo tiveram projeto integral criado por mim: fotografia, conceito, diagramação, ilustrações e textos.

Livro CoisasSódeJuju
200 páginas, capa dura, formato 25X20cm.

O primeiro projeto de livro pessoal que criei. Um livro para a Júlia, minha filha de um ano e meio, o CoisasSódaJuju. Feito de fotos, lembranças, passagens, pensamentos e declarações de um amor imenso de mãe. Um livro para celebrar e guardar um pedacinho do que foram os primeiros 18 meses dela junto de nós nessa vida.

mockups_JuClean18


Livro Vamos Brincar?
Capa dura, formato 30X30, 50 páginas.

Juntei um lindo ensaio fotográfico com as músicas mais queridas da Juju e desenvolvi esse projeto. Para guardar na memória, amar e curtir uma vida inteira!

mockups_JuClean6

 


Livro Era uma vez… Uma Princesa Júlia aos 2 anos.

40 páginas, capa dura, formato 25X20cm.

O livro mostra e fala das aventuras da princesa Júlia em seu reino encantado. Através de fotos feitas no SESC aqui em Campinas no Espaço de Brincar um dia depois de seu aniversário, seu interagir nesse lugar lúdico e colorido acabou virando uma história de faz-de-conta. Mas que conta muita coisa de verdade. Coisas da Princesa Júlia, aos dois anos. No fim do livro, um texto registra como é Júlia hoje, gostos e preferências, sentimentos e boas travessuras. Para guardar para sempre todas essas histórias tão lindas, para que não nos falhe nunca a memória sobre esse período.

mockups_JuClean7

 


Livro 365diasfotos365

150 páginas, capa dura, formato 20X25cm.

Um livro-álbum muuuuito pessoal, esse livro fala e mostra coisas de nossa vida, da vida dela, dos seus exatos 2 a 3 anos. Férias, família, festas, datas, dia-a-dia, primeiras vezes, descobertas. A vida em movimento, acontecendo, agora eternizada.

lancamento-julia365 lancamento1-julia365


Livro CoisasSódeMãe – Blog Book – um Blog que virou Livro

40 páginas, capa mole, formato 20X25cm.

Em um blog que virou livro, histórias, declarações e confissões sobre alegrias infinitas e dores malucas como só uma mãe pode cometer. O meu Blog CoisasSódeMãe transformado em livro.

livrodoblog


Livro Júlia In Facebook – 2012

40 páginas, capa dura, formato 18X18cm.

Um livro impresso a partir das fotos de álbum do Facebook, fotos + comentários para curtir para sempre!

A Blurb, empresa impressora dos livros que criei  imprime livros para o mundo inteiro, atendendo a mais de 69 países. Dentre os milhares de livros impressos mensalmente, eles escolhem os projetos mais interessantes, que se destacam de alguma forma. E tornando-se referência, os selecionam em um espaço e com um selo chamado “Staff Picks – Seleção da nossa equipe”, o que distingue a publicação em definitivo dentre as demais. E lá está, na “Galeria dos Escolhidos”, a publicação pessoal “Julia In Facebook”. E durante semanas, o livro também esteve em destaque em várias páginas do site, inclusive na de abertura. Tive meu trabalho valorizado, reconhecido e sendo divulgado em espanhol, italiano, alemão, ingles, francês, pelo mundo inteiro… Um reconhecimento fantástico!

Livrodoface

http://www.blurb.com/bookstore/featured/2?filter=bookstore


Livros que fiz sobre outras crianças

Livro de Aniversário – Giovanna 1 aninho
56 páginas, capa dura, formato 25X20cm.
Fotos:  Guilherme Bordini/ Conceito, diagramação, ilustrações e textos: Juliana Cassab.

Mais que o registro fotográfico diagramado em um álbum comum, um projeto onde proponho irmos mais adiante e fazer um livro sobre o dia do aniversário da criança. Contar com toda a sensibilidade de mãe o que mais além das fotos se gostaria que fosse registrado sobre esse dia, para sempre. Além das fotos, ilustrações delicadas baseadas no tema da festa para enfeitar as palavras das mães, avós, madrinhas. Contar um pouco de como foi o preparo para a festa, coisas da dia, as brincadeiras, os presentes, os convidados. Guardar em um livro toda a alegria, para ser revivido em qualquer momento da vida.

mockups_JuClean8

Leia aqui mais sobre a criação do projeto:
https://julianacassab.wordpress.com/2013/10/17/o-projeto-coisassodemae-em-posts/



Livro Arthur – Histórias, Fotos e Mensagens…
56 páginas, capa dura, formato 25X20cm.
Fotos e textos:  Mamãe do Artur / Conceito, diagramação e ilustrações: Juliana Cassab. 

Capricho demais! Amor sem tamanho feito livro, totalmente escrito e que teve as lindas fotos feitas pela mamãe do Arthur. Chegou até minhas mãos para eu ilustrar e dar forma. Um trabalho feito a quatro mãos, onde por 12 meses a mamãe do Arthur tirou as fotos, escreveu histórias, colecionou emoções e mandou tudo para gente fazer junto o livro das “CoisasSódoArthur”, que no dia da sua festa de 1 aninho levou aos convidados um pitaco do que foi a alegria vivida nesse período e recebeu mensagens que vão ficar para sempre junto do coração da família!

mockups_JuClean14

Leia aqui mais sobre a criação do projeto:
https://julianacassab.wordpress.com/2013/10/17/o-projeto-coisassodemae-em-posts/

Reconhecimento

A Blurb – empresa através da qual imprimi meus projetos –  imprime livros para o mundo inteiro, atendendo a mais de 69 países.
Dentre os milhares de livros impressos mensalmente, eles escolhem os projetos mais interessantes, que se destacam de alguma forma. E tornando-se referência, os selecionam em um espaço e com um selo chamado “Staff Picks – Seleção da nossa equipe”, o que distingue a publicação em definitivo dentre as demais.
E lá está, na “Galeria dos Escolhidos”, diagramado por mim, a publicação pessoal “Julia In Facebook”, projeto realizado através das CoisasSódeMãe.
http://www.blurb.com/b/3493531-julia-in-facebook-2012

Minha proposta e trabalho valorizado, reconhecido e sendo divulgado em espanhol, italiano, alemão, ingles, francês, pelo mundo inteiro…
http://www.blurb.com/mothers-day-photo-books
Um reconhecimento fantástico, que muito me orgulhou e atesta a qualidade do que produzi.