Experiências Criança e Arte

Criança e Museu

Certas experiências proporcionadas aos filhos tem tamanha importância e impacto que nem dá para mensurar.


Criança no MOMA em Nova York

Ampliando olhar, repertório e sensibilidade.

✏️ Experiência: Na maioria dos museus do mundo a gente acessa um aparelhinho com áudio que explica e dá significado maior para as obras. No MOMA encontramos um lindo quê a mais para esse recurso. Do acervo, obras selecionadas receberam uma abordagem explicativa especialmente adaptada que atendesse ao interesse e curiosidade infantil (infelizmente um número pequeno, mas tá valendo). E tinha em português tbem!!! Amamos! Juju encantada com o aparelhinho, buscava a obra, digitava o número respectivo, parava e escutava tudim, atenta e interessada. Depois ainda interagia e brincava.

Dos museus de arte tradicional que conhecemos, o MOMA foi um dos mais ricos em atenção à criança, com recursos direcionados as visitas – impressos, áudio, ArtLab, e até um site direcionado ampliar a experiência infantil. Aqui pode-se checar a programação do museu para famílias. Show!

Juju teve a oportunidade de deixar obra própria exposta no museu. Láno Art (espaço) Kids gente, um ❤️❤️❤️!!! Olha só, o ArtLab do MoMA.

🤔 Pensamento: Afff, Ju! Mas eu, nem meu filho teremos paciência de ficar vendo quadros, nem ouvir áudios sobre eles. Ainda vou escrever um post sobre como facilitar isso.

✏️ Experiência: Num lugar absolutamente escondido do Museu tem um espaço de interação totalmente preparado para que as crianças (junto dos pais, que precisam ficar junto) tomem contato com a arte no nível de entendimento deles. Alinhado com as realidades de hoje, bem interativo. Estruturado. Rico. E com material em português também, se vc solicitar. Só que, infelizmente, tão escondidinho que nem as senhorinhas voluntárias dos postos de informações de cada andar sabiam indicar ao certo. Mas vale muito a pena procurar, achar e ficar por um tempo! Simplesmente maravilhoso! Ali, mesmo sem saber a diferença entre alhos modernistas ou bugalhos renascentistas pais e filhos se divertem juntos. E a experiência da criança com Arte é enriquecida e fomentada. Eu, quase pirei.

 


Criança no CMA – Children’s Museum of the Arts em Nova York

✏ Experiência: pensa numa delícia de espaço interativo de arte para crianças! Tem em Nova York. Na 103 Charlton St., para os lados lá do World Trade Center, há um pequeno “museu”, que na verdade, de museu não tem muita coisa, e pode decepcionar alguns, acostumados com posturas pessoais pouco interativas com suas crianças. Na verdade, tem coisas simples, como a arte é em essência. E não precisaria ser melhor. Tem Laboratório de Stop Motion, Ateliê de Pintura, de Massinha, de Desenhar na Janela… Trabalhos interativos expostos, apresentações, coisas gostosas de arte para fazer e sinestesia para tocar e sentir. Se você, ou o adulto que levar a criança, se envolver na brincadeira JUNTO, entender e se propor a mediar as propostas, pode ser um tempo realmente maravilhoso de viver.

Para crianças com mais de 6 anos, infelizmente, acredito que possa ter menos apelo. Juju, aos 7, era uma das maiores por lá. Mas, comigo junto, acompanhando, interagindo e valorizando a experiência, adorou tudo! Adoramos tudo! Foi encantador. E eu juro que queria um assim em cada cidade desse meu mundo. Olha que coisa mais linda!

 


Jujus na Sociedade dos Ilustradores/ Museu da Ilustração em Nova York

✏️ Experiência: na 128 East 63rd Street, pros lados da Museum Mile, tem escondidinho numa rua travessa à famosa 5a Avenida um predinho de um Museu de Ilustração Americana. São três andares e um subsolo cheio de coisinhas ricas e preciosas: mostras de Ilustração do melhor nível. Nos informativos dava pra ver uma série de atividades disponíveis e o movimento fomentado pela organização. Tivemos o privilégio de ver justamente uma Mostra do Melhor da Ilustração de Livros Infantis de 2017, com trabalhos de encher olhos e coração. Tem um café aconchegante no terceiro andar e embora apertadinho, valeu demais a visita. Coisa mais linda, gente! Passa as fotos aí para ver um tico e ler umas coisas inspiradoras sobre o livro infantil com a gente.

 


❤️ Das coisas mais ricas que a gente pode proporcionar aos filhos. Das coisas sem preço. Das alegrias da vida de mãe artista e papai apaixonado!!! Logo trago mais experiências e olhares significativos sobre nossas descobertas por aí. Volte sempre!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s