Nasceu projeto novo! pintounenem.wordpress.com

O que é?

Uma linda possibilidade de trazer mais cor e alegria para a vida das mamães, antes mesmo de seus pequeninos virem rebuliçar o coreto aqui para o lado de fora da barriga! Conhecida mundo afora como Baby Bump Painting, Bellypaint, Pintura no Ventre ou na Barriga. Vivência trazida dentro uma proposta chamada CoisasSódeMãe, que desenvolve coisas muito especiais para o mundo materno.

 

De onde vem?

Na história da humanidade a pintura corporal está ligada a ritos importantes de passagem em várias culturas. E como sabemos, pinta-se a barriga das mamães há muito tempo em seus chá-de-bebê. Em 2011, nos EUA a cantora Mariah Carey twittou uma foto de sua barrigona grávida de gêmeos ilustrada com uma grande borboleta e a ideia virou moda/trend. Na Inglaterra, Leila Searle, uma artista plástica propõe transformar as barrigas em telas, o que chama de “Arte Gestacional”. E em uma proposta com que mais nos identificamos, carregado de significados que vão muito além disso tudo, partindo de um conceito maior que trabalha lindamente as potencialidades da natureza feminina, Naoli Vinaver, uma parteira mexicana desenvolve esse trabalho maravilhoso de uma forma mais especial. Reconhecida mundo afora, faz um “Ultra-som” de parteira nas gestantes. Com as pontas dos dedos e na ponta do pincel, faz todo o processo de reconhecimento da posição do bebê e depois a pintura, ela mesma. Coisa mais linda!

 

Como faz?

Eu, artista uso minha habilidade de desenho e pintura para pintar essas barriguinhas e barrigonas que comportam coisa mais sagrada que existe no mundo! Um filho! Muito ciente da energia que comporta, eu entendo a proposta mais como uma vivência e um momento de alegria do que “arte” sendo realizada.

Com material de pintura para maquiagem artística (aquela realizada em nossas crianças nas festas infantis), procura-se representar do lado de fora um pouquinho do milagre que acontece lá dentro.

A posição do bebê no útero da mãe para a pintura ser feita é definida através:
– da indicação da mãe baseado em sua própria percepção no momento
– ou considerando onde estaria o bebê pela indicação feita no último ultrassom
– ou ainda se tivermos um médico, uma obstetriz, uma parteira ou uma doula, pessoas qualificadas para apalpar corretamente a barriga da mãe e indicar onde o bebê em formação se encontra naquele momento

A partir daí, junto com a mãe, que me ajuda conversando a construir o cenário colorido que está em sua imaginação, passo a pintar ali uma representação com pintura dessa imagem.
E em 50min a 1h20min a mamãe tem a alegria de ver representada ali, para ver e tocar uma ideia de como é e onde está naquele momento acomodado dentro da casinha-barriga o tão esperado bebê, cuja imagem antes vinha somente através de uma fria tela de ultrassom e em sonhos.

5 Marina&Liz

Onde faz?

Onde a grávida quiser e se sentir confortável, feliz e acolhida.
Pode ser em ambientes festivos, como em chás de bebê, chá de bençãos e despedida de barriga.
Ou em casa, de forma mais introspectiva, junto da família, de irmãos pequenos. As crianças adoram ver e se achegar.
No parque, se a gestante na sequencia, anteriormente ou posteriormente quiser fazer um ensaio fotográfico.
O trabalho por enquanto acontece em Campinas. Conversamos, marcamos e vou até a gestante estiver.

Quem participa?

Quem a mamãe quiser compartilhar a experiência.

Sugestões

– Que tal juntar um grupo de amigas e presentear a gestante com a pintura no seu chá-de-bebê ou chá-de-bençãos?
– Uma dica importante: nem toda mamãe se encanta com esse trabalho. Cada um tem um repertório próprio, e entendimento muito pessoal sobre os significados da pintura. Sugiro que esse presente não deve ser dado de surpresa, a não ser que se tenha absoluta certeza que a futura mamãe realmente curta a proposta.
– Mas vale não contar ao papai ou aos irmãozinhos, se for acontecer fora de casa. Ao ver a pintura de surpresa, as reações são lindas de vi-ver! Se tiver uma câmera por perto, não deixe de tentar registrar esse momento.

https://pintounenem.wordpress.com/
Passa lá no outro site criado para contar sobre a ideia e conheça mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s