Apresentando a Marca/Comunicação desenhada para o Grupo Vínculo – para fechar o ano lindamente!

Apresento um trabalho desenvolvido para um Grupo muito especial de Campinas, que de forma voluntária trabalha a ideia de contribuir para um mundo melhor, concretizado a partir de um maternar consciente: O Grupo Vínculo.
Agradeço à Renata, Verô, Cacá, Mirian, Karina, Lais, Maria Carolina, Priscila e Victória a oportunidade de fazer um trabalho tão especial como o que realizamos! Que tudo de melhor venha com ele para vocês e que o esperado em mais afirmação e crescimento se concretize para que possam ampliar mais ainda o lindo trabalho que já realizam.

Estou muito feliz em fazer parte disso e contribuir de alguma forma! Muito obrigada!!!

logo

Conheça no link abaixo boa parte do processo da criação dessa comunicação e a quais resultados chegamos.

http://www.calameo.com/read/0025829239b44ceb62e2a?authid=3oBTkPtUYtPQ

 

GVinculofinal


Saiba Mais

Muita gente me pergunta se desenvolvo logotipos. Sim, como o visto acima. Quando desenvolvo trabalhos de comunicação de Marcas, além do intuito de traduzir graficamente o que o objeto/produto/serviço significa em essência, busco atingir plenamente a percepção do público para a mensagem desejada, estabelecida em nível consciente e inconsciente.

Um logotipo não é apenas um desenho bonitinho. Um logotipo é como uma assinatura: pessoal, única, intransferível. Não há, ou deveria haver nada igual que possa gerar qualquer dúvida sobre quem a assina. Um processo que exige do criativo grande capacidade de síntese, empatia e percepção apuradas, que vão se construindo e solidificando cada vez mais a cada trabalho desenvolvido e leituras de mundo praticadas. Por que sim, uma bagagem ampliada por parte de quem desenha traz ao trabalho significados maiores, que enriquecem e atribuem ao resultado final a excelência: comunicar atingindo todos os objetivos desejados!  Para se chegar a esse nível de exclusividade na elaboração desse símbolo é preciso conhecimento, pesquisa, incubação, elaboração, envolvimento e muita conversa entre desenhador e cliente. Há a necessidade de tempo, conversa, afinação e confiança entre as partes. Por isso tudo, vale muito, e deve ser feito com muita propriedade e cuidado. Se essas etapas são estabelecidas e cumpridas a contento o resultado final só tende a ser perfeito.

Acreditando nisso, quando o Grupo Vínculo de Campinas chegou até mim para juntas chegarmos a uma nova comunicação visual para o grupo. Me apresentei da seguinte forma a elas, buscando como profissional estabelecer com muita clareza todas essas bases nas quais acredito:

“Começamos comigo me apresentando rapidamente: sou formada em Artes, fiz especialização em Arte e Criatividade e MBA em Marketing (FUNDACE/USP). Lecionei por três anos no SENAC Ribeirão Preto cursos voltados a editoração eletrônica, ilustração, imagem digital e moda. Atuei por nove anos como diretora de arte em propaganda, incluindo um estágio internacional realizado em uma agência canadense em 2008. Tenho no currículo várias participações em exposições artísticas trabalhando com fotografia. E gosto muito de escrever. Em 2010 me tornei mãe. Uma mudança para Campinas com minha filha ainda bebê e a inspiração vivida por esse momento tão transformador resultou numa busca por novos caminhos profissionais. Desenvolvo trabalho novo e me apresento como “Desenhadora”. Uma proposta que busca traduzir em arte impressa tudo o que minha bagagem profissional e de vida me instrumentalizaram ser capaz de criar. Estou em Campinas desde 2011, sem atuar formalmente no mercado, mas desde o ano passado, depois do projeto estabelecido, tenho buscando firmar marca e negócio próprio, direcionado ao mesmo público de vocês. Meu interesse em desenvolver esse trabalho é porque acredito que sua projeção e repercussão será uma vitrine excelente que abrirá espaços para eu poder contar mais sobre esse meu projeto. Também pesou o fato de meu repertório nessa área hoje estar latente, rico! Fazer um trabalho de conceituação e desenvolvimento de marca para um projeto como o de vocês tem absolutamente tudo a haver com meu momento, tanto profissional quanto pessoal. Tenham certeza que será proposta uma lindo solução!

Já realizei inúmeros trabalhos como o que estou me propondo a fazer para vocês. Conheçam um pouco disso no meu site – https://julianacassab.wordpress.com/. Como falei para a Verô, não trabalho com web profissionalmente, mas a parte de print. Passarei todas as informações, arquivos e conceituações necessárias ao profissional indicado por vocês a acampar essa etapa, colaborando para que a forma pensada por ele/ ela mantenha as bases propostas e aprovada nesse trabalho inicial.

Desenvolverei logotipo, cartão de visita e modelo base de folder ou flyer – isso apresentado de forma que apresente Conceito, possível de ser seguido em toda a comunicação desenvolvida a partir daí por vcs. Partimos primeiro de logotipo e cartão de visita, que aprovados, darão base ao folder ou flyer. Aprovadas as propostas e construídos os arquivos, passo todos eles para vcs, em CorelDraw, para procederem a fase de impressão. Farei a correta finalização dos materiais, seguindo os critérios técnicos que regem a produção de cada peça, dentro dos padrões do mercado gráfico. Caso haja alguma alteração específica a ser feita por conta de necessidade do fornecedor que esse mesmo não seja capaz de fazer (o que na maioria das vezes será possível pela forma como entregarei o material final), me passem as orientações que farei o ajuste pedido, em prazo possível. Para desenvolver logo, envio pequena pesquisa que fiz, para que corrijam, confirmem e complementem as informações pedidas.

Para o folder eu precisaria tbém que me enviem txts e imagens pertinentes ao que estiver sendo desenvolvido nele. Sobre as imagens, faço minha sugestão de padrões a utilizarmos. Mas lembramos que será necessário para fins de impressão e divulgação imagens cujos direitos de uso sejam devidamente adquiridos por vocês. Acredito que poderemos buscar essa parceria de cessão de uso junto a alguma fotógrafa. Apresentada a nova identidade, tenho certeza que o profissional de imagem irá querer agregar sua marca ao material proposto.

Quanto aos prazos. Entendo perfeitamente a ansiedade em receberem logo as primeiras ideias e fechar tudo o quanto antes. A Verô me explicou sobre a expectativa do grupo de começar agosto com o lançamento da nova marca e conceito, o que envolve pelo menos um logotipo e cartão desenvolvidos. Mas lembro a vocês que um trabalho excelente de desenvolvimento de marca (e é o que queremos) precisa de tempo para maturação. Uma marca desenvolvida sem que se pense e agregue todos os aspectos que podem ser considerados na sua construção perde a oportunidade de acertar amplamente em conceito, significação, relevância e temporalidade. O trabalho desenvolvido terá mais impacto, mais visibilidade e repercussão positiva se alcançar excelência. É meu nome e a construção/afirmação da imagem de vocês em jogo. Quero fazer o melhor, queremos alcançar uma marca que se mantenha jovem e ativa por muito tempo. Isso envolve pesquisa, análise, criatividade, transpiração, diálogo, correções, ajustes. Proponho fazermos um trabalho sem atropelo. Vcs tem um processo de mais de três anos de construção, que não deve ser resumido em 15 dias de trabalho. A princípio, propus a Verô que até em XX dias após eu receber as informações pedidas apresento três opções de logotipo/ cartão. A partir daí pode-se chegar a uma proposta, ou não, pensem nisso. Claro que espero acertar de cara! Mas talvez teremos que fazer ajustes e levar mais tempo. Podemos fechar assim?

Agradeço a oportunidade e tenham certeza que tenho o maior interesse do mundo em fazer O TRABALHO e colher os melhores frutos em conjunto com vcs! Contem comigo.

Atenciosamente. Juliana Cassab.”

E a partir daí iniciou-se um projeto cujo resultado pode-se ver agora.  Trago essa descrição para compartilhar meu processo e mostrar o cuidado que tenho quando me proponho a fazer um trabalho. Justifico assim também algumas negativas que tenho dado quando alguns pedidos de criação de logotipo/marca chegam até mim ultimamente. Não faço trabalho de Pastelaria (nada contra os pasteleiros e quem precisa deles). Mas eu apresento um prato de Chef! E se não tenho tempo para elaborar o prato como acho que devo, não me proponho a servi-lo.

Por enquanto a agenda está cheia por aqui, mas quando tiver alguns desses caminhos finalizados quero retomar esse trabalho, com certeza. Adoro vê-la nascida fazendo história pelo mundo!

Deixe um comentário

